16/07/2022
Cecília Ferreira da Silva
24 de julho de 2022
Garrafão
Atividade: Caminhada pesada (30km)
Dia: 16/07/2022
Local: PARNASO (Sede Teresópolis)
Guia: Ciça Ferreira, Silvio Arnaut
Participantes: Adrian Giassone e Viviane
O Garrafão é uma conquista de 1934 e sem dúvida, uma das montanhas mais bonitas do PARNASO. Essa montanha já estava na minha lista há um tempo. A ideia era fazer em 1 dia (bate e volta), mas conseguir caminhantes animados e conciliar datas sempre foi o desafio. Finalmente a caminhada saiu nesta temporada o/
A caminhada ao Garrafão não é trivial. A orientação tem dificuldade média, a partir do cume da Pedra do Sino, então, decidi fazer o relato e compartilhar algumas dicas.
Recomenda-se chegar à portaria do PARNASO (Sede Teresópolis) 20 min antes da abertura dos portões (as 7h), pois tem sido comum a formação de filas de carros. A entrada é demorada em função do cadastro do carro e conferência do Termo de Risco.
As 7:15 entramos no parque. Fomos de carro até a barragem, onde deixei a galera e as mochilas e voltei para o estacionamento, que fica a 1,5km da Barragem.
Iniciamos a caminhada às 7:40. A parte inicial da trilha até a cachoeira Véu de Noiva é o trecho mais íngreme. Fizemos uma pequena parada para água na cachoeira. Embora pesados com as cordas e equipos, subimos bem. O dia estava lindo, com céu aberto e uma temperatura super agradável (Oh sorte!). A cada curva de nível com trechos aberto, era um click para foto.
Chegamos ao Abrigo 3 as 9:30. Fizemos uma outra parada (10 min) para hidratação e alimentação.
Chegamos no Abrigo 4 as 10:40. Nova parada, mais longa de 20 min, para alimentação e reabastecer as garrafas de água.
Chegamos ao cume da Pedra do Sino as 11:20. A caminhada até o Sino é de fácil orientação. No cume, revisamos as orientações do Guia sobre a trilha a seguir e partimos.
Com o Garrafão visto à sua extrema esquerda, a saída para a trilha está à direita do marco central da Pedra do Sino (foto abaixo).
Ao descer do cume, você o contorna, mantendo-se próximo a rocha e segue em direção ao lajeado. A partir da Pedra do Sino, o caminho percorre vários trechos de lajes e a trilha não é bem-marcada. Nos orientamos também pelo capinzal pisado em alguns trechos. Há também alguns totens e marcação nas pedras quando se alcança o lajeado.
A trilha desce em direção ao fundo do vale. Após várias descidas em lajes, a trilha vira bem para esquerda. Você começa a se afastar do Garrafão. Dá uma impressão de que a trilha está errada, mas esta é forma de contornar o grotão que existe entre as lajes. Este trecho, a vista é lindíssima.
A trilha aos poucos vai retornando para direita, em direção ao Garrafão. Há um trecho de capinzal bem alto e no meio há uma árvore isolada. Você deve pegar a trilha que está à direita da árvore. O caminho para esquerda leva ao Cara de Cão. A bifurcação está na laje anterior a esta árvore.
A trilha chega até um lajão, bem em frente ao Garrafão. Aqui é o ponto de se equipar para seguir para gruta. Chegamos aqui às 12:20.
A entrada na gruta fica ao lado desta laje. Ao entrar na gruta, observe a parede a sua direita, há duas proteções fixas para o rapel. Há relatos também de descida usando técnica de chaminé. É um trecho curto até o chão da gruta.
Montei o rapel e já deixamos fixo, os estribos para a volta. Emendemos três estribos. Assim, usamos como escada na volta.
A gruta é curtinha e saída dela é obvia. Depois da gruta, há um pequeno trecho de trilha para acessar o cabo de aço. Deste ponto, você tem vista completa para o Garrafão. Ao lado da fixação do cabo, há duas novas chapeletas. Montamos uma corda fixa para o rapel (estávamos com duas cordas). Silvio abriu o rapel às 13:10. A descida tem entre 30 e 40 metros. O Adrian recolheu a corda da gruta, para usarmos no rapel do cume do Garrafão.
Depois do rapel, a trilha segue bem-marcada subindo a encosta do Garrafão até a parede da pedra. Neste ponto, inicia o trecho de escalada. Há uma corda fixa e algumas pedras para apoio. Este trecho é exposto. Atenção! Há um grampo próximo, logo após o lance, que pode ser usado para ancoragem, porém, eu não o vi e não me lembrava desta dica do guia =)
Logo após este trecho, você chega em um platô de vegetação e avista um grampo na rocha (é o grampo para o rapel do cume). É um trecho de escalada fácil, mas exposto. São dois lances de escalada em rocha e depois já se acessa o cume do Garrafão. Chegamos ao cume 13:45.
Depois de um descanso, água, comidinhas, belas fotos e registro no livre de cume, iniciamos a nossa volta (+/- 14:15). Atenção com a hora, pois a volta é tão trabalhosa quando a ida.
O rapel é em grampo simples e chega até a base da trilha (trecho que inicia a escalada). Há 3 chapeletas em uma das bordas do cume, mas segundo o Guarda Parque, estas foram instaladas para highline, que ocorrera há poucas semanas atrás.
Seguimos a trilha de volta para a base do cabo de aço, onde iniciamos a ascensão em corda fixa. Este trecho é demorado. Gastamos em média 15min para cada participante.
Na gruta, usamos os estribos para ascensão. A trilha de volta demanda atenção na orientação. Nosso foco era chegar com luz no abrigo 4, porque, a partir dali a trilha é fácil e sem erros. Na volta fomos presenteados com um pôr do sol lindíssimo. Chegamos no Abrigo 4 às 17:20 e fizemos uma parada para descanso e alimentação.
A descida da Pedra do Sino é chatíssima, como todos sabem =)
O retorno foi mais lento que a subida. Descemos com headlamps. Por sorte, ao chegarmos na Barragem, o guarda parque estava por lá, de carro, fazendo ronda e nos deu uma carona até o estacionamento.
Totalizamos 32 km, provavelmente pelas pequenas erradas no lajeado. A caminhada é excepcional! Vale muito a pena!
Sugestões:
- Se for bate e volta, não levar grupos grandes (Máx. 4 a 5 pessoas).
- No trecho da corda fixa, um guia poderia fixar uma segunda corda no grampo que há próximo ao cume ou dar proteção de corpo para os participantes a partir do platô de vegetação.
- Deixar o peso extra (excesso de água, uma das mochilas….) na gruta.
Horários:
Início: 7:40
Abrigo 3: 9:30
Abrigo 4: 10:40
Cume da Pedra do Sino: 11:20
Gruta: 12:20
Cume do Garrafão: 13:45 (6h horas)
Abrigo 4 (volta): 17:20
Estacionamento: 22:10