Detalhes do Evento
  • Data:
  • Categorias:

Trilha do Ouro 

A Trilha do Ouro, um caminho de pedra feito pelos escravos em meio à floresta, faz parte dos caminhos daqueles que, em meados do séc. XVIII desviavam das rotas oficiais, fugindo das barreiras alfandegárias e se arriscavam pela mata para evitar a entrega de parte de seu ouro como pagamento de impostos à Coroa Portuguesa.

O percurso tem cerca de 51 Km e liga São José do Barreiro/SP até Angra dos Reis/RJ.
Tem início no alto dos campos da Serra da Bocaina, na entrada do Parque Nacional da Bocaina e segue por meio da Mata Atlântica preservada das Serras da Bocaina e do Mar, até o bairro de Mambucaba, em Angra dos Reis.

O caminho da Trilha do Ouro há muitas atrações naturais e culturais, algumas poucas construções seculares, o caminho de pedra e a natureza exuberante dão o tom, mas as principais atrações sem dúvida ficam por conta dos rios e cachoeiras que tem pelo caminho, entre elas as Cachoeiras do Santo Isidro e a impressionante Cachoeira dos Veados, uma gigante de 200 metros encravada em meio a floresta, na divisa SP/RJ, que também é a divisa Serra da Bocaina e Serra do Mar. 

Considero a Trilha do Ouro como média superior para ser feita em 3 dias os 50 km dela. Como vamos fazer em dois dias com pernoite no cume ela se torna uma trilha pesada porque cada um tem que levar sua cargueira com barraca e demais itens. É para quem está em forma e com um bom preparo físico. Vamos caminhar uma média de 25 Km por dia começando no sábado e terminando no domingo. 

A miniVan recolhe o grupo no sábado bem cedo como 5h no Rio e leva até a portaria do Parque em São José do Barreiro… E depois no domingo vai nos buscar na saída do parque no Perequê de Mambucaba pela Rio Santos e nos traz de volta ao mesmo local.

Para fazer a travessia temos que ter autorização do ICMbio/Parna Bocaina. Eu preciso encaminhar os dados completos de todos com antecedência. Eles vão emitir a autorização e na entrada do parque cada um assina um documento de responsabilidade de risco. PORTANTO DESISTÊNCIAS SÓ SERÂO ACEITAS ATÉ DIA 13/10/23. NÂO HAVERÁ REEMBOLSO APÓS ESTA DATA.

Precisa levar mínimo:
✓ Mochila cargueira, 
✓ barraca c/sobre teto 3 ou 4 estações 
✓ saco de dormir para 0 a 5ºC, 
✓ isolante térmico, 
✓ Anorak
✓ Fleece
✓ lanterna de cabeça 
✓ capa de chuva, 
✓ bota amaciada ou tênis de trilha com aderência 
✓ bone ou chapéu, 
✓ um litro de água é suficiente porque tem muito no caminho mas para subir ao cume é preciso levar um litro e meio a dois para cozinhar e higiene pessoal além de beber, 
✓ bastão de trilha bastante, 
✓ protetor solar 
✓ repelente, 
✓ kit básico de primeiros socorros 
✓ kit salva bolhas,
✓ lanche de trilha para sábado e domingo
✓ almojantar do sábado

 

 

 

 

Local
Parque Nacional da Serra da Bocaina

 

Grau de dificuldade
Difícl/ PESADO

 

AVISOS IMPORTANTES

  • Inscreva-se somente se tiver certeza de que poderá ir, pois cancelamentos de última hora comprometem a logística da excursão, além de tirar a vaga de alguém que não terá tempo de se organizar para ocupar a sua.
  • As inscrições estão sempre sujeitas à aprovação final do/a responsável pela excursão.
  • Os participantes devem seguir as orientações do/a responsável em qualquer situação. Caso tenha alguma dúvida quanto à dificuldade da atividade ou preparo físico necessário, entre em contato com o/a responsável.
  • Na véspera da excursão, procure não consumir alimentos "estranhos" à sua rotina, durma bem e evite o consumo excessivo de álcool.
  • No dia da excursão, certifique-se de portar todo o equipamento obrigatório para excursões do CEC, além de demais materiais recomendados pelo/a responsável .
  • Apresente-se no ponto de encontro pontualmente. Atrasos podem comprometer a logística e a segurança da excursão.