Detalhes do Evento
  • Data:
  • Categorias:

Virada na Pedra do Sino! com Papudo e São Pedro

ITINERÁRIO
Você sabia que nesta época do ano a montanha está bem mais verde e pode estar muito florida? :) Ainda podemos ter a sorte de vivenciar um fenômeno muito bacana chamado Spectro de Brocken! E quem se animar, pode se refrescar na Cachoeira Véu de Noiva, terminando a atividade (leve roupa de banho!)


DIA 1 – 8:00 Caminhada de 11km p/ a Pedra do Sino – o ponto mais alto da Serra dos Órgãos (2275m)/ pernoite em barraca no camping do Abrigo 4. Faremos paradas no caminho para descansar e repor as energias. Iremos ao Papudo antes de chegarmos ao abrigo 4 (o lanche poderá ser feito lá, dependendo do horário). Chegando na área de camping (abrigo 4), montaremos as barracas e após um breve descanso seguiremos para a Pedra do Sino para o pôr do sol. Jantaremos e por volta das 23h seguiremos para a Pedra do Sino para possivelmente, avistar a incrível queima de fogos! com tempo limpo é possível identificar exatamente onde fica Copacabana!

DIA 2 – Trajeto de descida (10km). Acordaremos cedinho para o nascer do sol na Pedra da Baleia ou Pedra do Sino. Após um simples café, seguiremos para a Pedra de São Pedro, onde é possível avistar paisagens lindíssimas e a Agulha do Diabo por cima! Voltaremos para o camping para desarmar o acampamento e então iniciamos o percurso de descida. Ainda é possível irmos ao cume da Pedra da Cruz no retorno. Terminaremos por volta das 14h/16h a depender do ritmo do grupo.

Todas as vistas estão sujeitas às condições climáticas!


Não há nenhuma dificuldade na trilha principal (do Sino) no primeiro dia, porém é uma longa caminhada de subida com cerca de 1095m de altimetria e feita com mochila cargueira (recomendável bastões de caminhada), no último trecho atravessaremos um charco e alguns pontos com lama. A trilha para o Papudo é íngreme e estreita, porém deixaremos as cargueiras entocadas e levaremos conosco apenas a mochilinha de ataque. No segundo dia, também iremos apenas com a mochilinha de ataque para o São Pedro. Após cerca de 40 minutos de descida, podemos sair da trilha principal, entrando na cota 2000 para visitar a Pedra da Cruz ainda (opcional) – se este for o caso, após a Pedra da Cruz, seguiremos então por uma trilha mais técnica e estreita por cerca de 20 minutos até retornamos à trilha principal por mais 5,7km até a Baragem Beija-Flor. Teremos ainda mais 1km de caminhada até a pousada, onde os carros serão deixados.

Obs. Os participantes inscritos serão adicionados num grupo de whats'app onde acertaremos os detalhes finais referentes à logística, caronas, compartilhamento de barracas, etc.

Recomendável: Tenha uma muda limpa de roupas e sapatos confortáveis no carro para o retorno ao Rio.

 

Link para agendamento do camping no abrigo 4 (somente às seg, ter e quartas das 16h às 10h): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScE5FtLeLfSu0-pr0lGGWXAWRtRqs2oZ2vFOf3CsSUQzfuPIQ/closedform

 

Ponto de encontro
Portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Sede Teresópolis

 

Grau de dificuldade
Moderado/Pesado (a depender do atual condicionamento do participante)

 

O que levar no pernoite do Sino (abrigo 4):

– Barraca, saco de dormir (zona de conforto 0ºC ou aproximado), isolante térmico
– Mochila de 40 a 50 litros, capa de mochila (para proteger da chuva)
– Bastão de caminhada (opcional – preferencialmente o par)
– Tênis ou bota de caminhada já amaciada e com boa aderência na rocha, preferencialmente impermeável.
– Roupas confortáveis e quentes para climas frios (mínimo 3 camadas: jaqueta de frio para temperaturas baixas, fleece e segunda pele). Jaqueta de chuva (anorak) e segunda pele térmicos (calça e blusa manga longa)
– Luva, gorro ou touca para frio, lenço de pescoço, colete
– Calça impermeável e poncho para chuva (checar previsão do tempo)
– Meia de trekking anti-bolhas (1 par extra – opcional)
– 1L de água (para a trilha. É possível reabastecer no caminho e no camping); clorin (opcional)
– Protetor solar e labial, boné, óculos de sol, repelente (no verão – época de chuvas)
– Lanterna de cabeça e pilhas reserva (testar funcionamento)
– Cobertor de emergência aluminizado (opcional) – item obrigatório no inverno
– Itens de higiene pessoal (escova e pasta de dente, sabonete, lenço umedecido, papel higiênico, toalha pequena, etc), shit tube (pode ser um frasco vazio que feche bem. ex. lata de Nescau ou pote de maionese)
– Lanche de trilha p/ 2 dias
– Itens p/ 1 café da manhã e 1 jantar (itens práticos)
– Cartucho de gás, panelas e fogareiro (testar funcionamento)
– Prato, caneca, talheres p/ camping
– Sacos para lixo pessoal e/ou roupa suja
– Mochilinha dobrável de 10 litros (p/ ataque ao Papudo, São Pedro e Sino)
– Kit de primeiros socorros com esparadrapo e medicamentos pessoais (anti-alérgico, dorflex, etc)
– Documento c/ foto (RG, CPF, carteira de plano de saúde ou SUS)

ATENÇÃO! Garrafas e bebidas alcóolicas são PROIBIDAS em Unidades de Conservação, RESPEITE!

 

Há um banheiro com espelho e possibilidade de banho frio no camping. O shit tube é necessário apenas para emergências durante os trajetos.

A temperatura pode variar entre 5 a 12°C à noite (nesta época do ano). Venha preparado para o frio, mesmo no verão! ⛰️

Não carregue mais que 1/4 de seu peso corpóreo! Quanto menor o peso da mochila, melhor será seu rendimento e disposição! ⛰️

Vídeo com Dicas e Regras para a Travessia Petró x Terê e/ou Pernoites no Açú ou Abrigo 4 (Sino): https://www.youtube.com/watch?v=PO7QZ0J00NI

 

Vagas
6

 

AVISOS IMPORTANTES

  • Inscreva-se somente se tiver certeza de que poderá ir, pois cancelamentos de última hora comprometem a logística da excursão, além de tirar a vaga de alguém que não terá tempo de se organizar para ocupar a sua.
  • As inscrições estão sempre sujeitas à aprovação final do/a responsável pela excursão.
  • Os participantes devem seguir as orientações do/a responsável em qualquer situação. Caso tenha alguma dúvida quanto à dificuldade da atividade ou preparo físico necessário, entre em contato com o/a responsável.
  • Na véspera da excursão, procure não consumir alimentos "estranhos" à sua rotina, durma bem e evite o consumo excessivo de álcool.
  • No dia da excursão, certifique-se de portar todo o equipamento obrigatório para excursões do CEC, além de demais materiais recomendados pelo/a responsável .
  • Apresente-se no ponto de encontro pontualmente. Atrasos podem comprometer a logística e a segurança da excursão.